Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    A solução para pular a demora nos inventários.

    Publicado por Nonato De Sousa
    há 4 anos

    Em que pese o reconhecido empenho de diversos Magistrados e suas equipes (especialmente em tempos de home office e regime diferenciado) é sabido que os Inventários Judiciais são conhecidos por sua demora na tramitação não sendo raro processos que passam de uma década para sua solução, e a coisa só se agrava se forem vários os herdeiros, os bens e se não houver acordo entre eles... de fato tal morosidade não pode ser nem um pouco favorável para os interessados...

    A possível solução para o problema pode estar no art. da Resolução 35 do CNJ que permitiu expressamente trazer o Inventário JUDICIAL para ser completamente resolvido na via EXTRAJUDICIAL em Cartório de Notas, desde que é claro presentes os requisitos legais. Reza o referido dispositivo:

    "Art. 2º É facultada aos interessados a opção pela via judicial ou extrajudicial; podendo ser solicitada, a qualquer momento, a suspensão, pelo prazo de 30 dias, ou a desistência da via judicial, para promoção da via extrajudicial".

    Em Cartório de Notas a resolução de um Inventário pode se dar dentro de ALGUNS DIAS, já que sua tramitação é muito mais rápida e dinâmica que na Justiça. Os requisitos são aqueles da Lei 11.441/2007, reprisados no CPC/2015 e até mesmo aperfeiçoados com as modificações das Normativas Locais como a do Rio de Janeiro e de outros Estados que passaram a permitir a realização em Cartório mesmo tendo o (a) falecido (a) deixado TESTAMENTO!

    ✅ Saiba mais

    E-mail: nonatodesousaassessoria@gmail.com

    #inventário #inventarioextrajudicial #cartorio #desjudicialização #advocaciaextrajudicial #inventário #advogado #herança #partilha #testamento #direitocivil

    • Publicações9
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-solucao-para-pular-a-demora-nos-inventarios/839367480

    Informações relacionadas

    Um dos herdeiros não quer assinar o inventário. E agora?

    Anne Lacerda de Brito, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O que é sobrepartilha de bens no inventário?

    Apropriação Indébita e Ocultação de Bens no Inventário: Lesando os Herdeiros - Jonathan Pontes

    Direito Legal
    Notíciashá 6 anos

    Inventário judicial e Inventário extrajudicial: qual escolher?

    Elder Nogueira, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Como fazer um inventário? Veja as dicas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)